A maioria dos computadores que estão conectados à Internet armazenam na cache automaticamente o nome de host dos sites que você visitou para que o carregamento posterior deles seja mais rápido do que se não houvesse cache. Se o endereço de IP de um site mudar antes de sua cache atualizar, você pode não conseguir carregar a página Se você estiver encontrando muitos erros “Página Não Encontrada” (“Page Not Found”, erro 404) e sabe que está conectado à Internet, tente dar um flush na cache do DNS para que seu computador requisite uma nova informação.

1 – Usando o Windows

Abra o Prompt de Comando. O comando para dar um flush no DNS precisa ser inserido no Prompt de Comando. Acessar o prompt é um pouco diferente dependendo de que versão do Windows você está executando:

  • Windows 8 – Pressione a tecla Windows + X e escolha “Prompt de Comando (Administrador)”.
  • Windows 7/Vista – Clique no menu Iniciar e digite “cmd” no campo de busca. Clique com o botão direito no Prompt de Comando e escolha “Executar como Administrador”.
  • Windows XP – Clique no menu INiciar e aperte em Executar Digite “cmd” no campo Executar e pressione Enter.

Use o comando para limpar o DNS. Digite ipconfig /flushdns e aperte Enter. Uma mensagem aparecerá dizendo “Configuração de IP do Windows. Liberação do Cache do DNS Resolver bem-sucedida”

Saia do Prompt de Comando. Digite exit e pressione Enter. Isso fechará a janela do Prompt de Comando.

2 – Usando o Mac OS X

Abra o Terminal. Você pode encontrar essa aplicação na pasta Utilitários, na pasta Aplicativos.

Digite o comando para liberação do DNS. O comando varia dependendo da versão do Mac OS X que você está executando.

  • 10.5 e superiores – dscacheutil -flushcache para liberar o DNS e depois sudo killall -HUP mDNSResponder para carregar o DNS novamente.
  • 10.4 e versões antigas – lookupd -flushcache para liberar o DNS e depois sudo killall -HUP mDNSResponder para carregar o DNS novamente.

Digite a senha. Você provavelmente terá de inserir a senha de administrador antes de continuar com a liberação do DNS.

3 – Usando o Linux

Abra o terminal. Abra como usuário root, ou digite sudo antes de inserir o comando de liberação do DNS.

Digite o comando de liberação do DNS. No terminal, digite /etc/init.d/nscd restart e pressione Enter. Isso irá liberar seu DNS.

Fonte: WikiHow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *